sábado, 30 de agosto de 2008

ESTÁGIO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

Para quem já exerce o magistério as autoras apresentam uma perspectiva de formação contínua e pensa o estágio como possibilidade de ressignificação da identidade.
"Somos sempre aprendizes da profissão e estagiários da vida"
Alves Franco
O estágio reflete um retrato vivo da prática docente, momento de refletir sobre suas experiências, projetar um novo conhecimento que restruture práticas, descobrir caminhos que favoreçam resultados melhores na aprendizagem dos alunos. A dinâmica da formação contínua pressupõe um movimento dialético, de criação constante do conhecimento, do novo, a partir da superação do já conhecido. Quem è professor vive em estágio permanente, pois cada aula é um desafio e um espaço para observação, registro, reflexão e encaminhamento de novas práticas. À medida, que os anos se passam, os professores vão construindo os seus fazeres pedagógicos de sua vivência dentro do laboratório vivo, que é sua sala de aula, condutas e jeitos que se constrói no dia-a-dia com situações experenciadas, testadas. Nesse período do estágio supervisionado deve-se aproveitar o momento para reflexão, repensar saberes da prática docente, a fim de nos encorajar a enfrentar desafios e exercitar a "práxis".
Texto: PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. Sâo Paulo: Editora Cortez, 2004.

Um comentário:

Carlos Carvalho disse...

Oi Sandra!
Se vc não quiser que eu fique P...da vida! entra no meu blog, aproveita e adc na sua lista, tá?
Sempre que possivel farei comentários sobre seus artigos aqui postados.
Abraços,
Carlos Carvalho

Meu BLOG - olhe o link aí...
http://carlosoak.blogspot.com